Fiat Toro Freedom 2024: por que vende mais que todas as picapes rivais juntas?

08/02/2024



Lançada em 2016, a Fiat Toro não foi a pioneira entre as picapes intermediárias, esse posto é da Renault Oroch, mas o produto da Stellantis, apresentado ainda na era da FCA, é, sem dúvidas, a mais importante desse segmento. Ainda que tenha ganhado uma irmã e várias concorrentes, a Toro segue se destacando no mercado nacional.

 

Em 2023, a picape foi a segunda mais vendida do país com 51.303 vendas, mais do que a Volkswagen Saveiro, que é de uma categoria abaixo e consideravelmente mais barata. Aliás, se somarmos as 30.012 vendas da Chevrolet Montana, com os 12.734 emplacamentos da Renault Oroch e as 8.637 Ram Rampage, são 51.383, portanto, a Toro é 50% do segmento.

 

Durante o último ano, a picape intermediária ganhou uma importante mudança. Todas as versões passaram a ostentar a mesma grade. Em vez de as versões de entrada usarem a grade filetada, elas ganharam a grade hexagonal das configurações mais caras e que era melhor aceita pelo mercado.

 

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo 2024: R$ 166.990. Opcionais: pintura metálica Grranite Crystal – R$ 2.490; Fiat Connect Me – R$ 2.850. Total: R$ 172.330.

 

O preço pedido pela Fiat, R$ 166.990, está R$ 10 mil acima da Chevrolet Montana RS e R$ 16 mil acima da Renault Oroch Outsider. Ambas são versões topo de linha das rivais, ainda assim, entregam a mais que a Toro apenas alguns itens de aparência, como bancos em couro, ou comodidade, como carregador por indução.

 

Com todas essas informações em mãos e em um teste de mais de 15 dias, resolvemos listar os pontos positivos e negativos da Fiat Toro para que você decida se deve ou não comprar a picape intermediária da marca italiana.

 

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 - 7 pontos positivos

 

1) Acabamento: desde a reestilização de 2021, a Toro melhorou significativamente o acabamento interno. O plástico tem bom aspecto geral, ainda que não tenha áreas macias. A versão Freedom abusa do plástico prateado e preto brilhante, o painel do ar-digital de duas zonas e a central multimídia maior que a versão de entrada são bons destaques.

 

2) Equipamentos: como citado acima, desde a segunda versão, a Toro entrega ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, central de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED e sensor de pressão dos pneus.

 

3) Convivência interna: outra coisa que melhorou em 2021 foi a convivência dentro da Fiat Toro. Não que ela tenha ficado mais espaçosa, mas um novo console central foi criado, garantindo o aumento de porta-objetos, que antes era motivo de crítica na picape.

 

4) Conforto: a suspensão da Toro tem ótimo acerto, sendo capaz de filtrar bem todos os buracos e valetas. Vale lembrar que na dianteira está presente o sistema McPherson, enquanto na traseira é do tipo multilink. O isolamento acústico também merece ser citado como algo positivo.

 

5) Posição de dirigir: os bancos da Toro também poderiam fazer parte do item conforto, são realmente bons e é possível dirigir por horas sem sentir qualquer incômodo. No entanto, o banco é uma das partes, que também tem boa pegada – levando em conta a altura que ele está, os ajustes de altura e profundidade do volante,

 

6) Desempenho: um dos pontos altos da reestilização da Fiat Toro em 2021 foi a introdução do motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ele é mais que suficiente para os quase 1.600 kg da picape. O único ponto que incomoda é o delay do acelerador. O modo Sport deixa o pedal mais direto, mas cobra ainda mais do consumo.

 

7) Capota marítima: pode parecer bobagem, mas a Fiat Toro é uma das poucas picapes que oferecem a cobertura da caçamba como item de série desde a versão mais básica.

 

Fiat Toro Freedom 2024 - 7 pontos negativos

1) Consumo: Em nossos testes, durante o final do ano, a Toro chegou a fazer 7 km/l com etanol, mas esse consumo só foi possível graças ao alívio no trânsito. Segundo o Inmetro, o consumo é de 6,7 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol, além de 9,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com gasolina.

 

2) Espaço: apesar dos quase 5 metros, a Fiat Toro não é um carro espaçoso. São 2,99 m de entre-eixos, mas como há necessidade de espaço para caçamba, o interior do veículo acaba sacrificado. O encosto do banco traseiro quase reto também não ajuda.

 

3) Manobrabilidade: a Fiat Toro, e todos os produtos construídos sobre a plataforma Small Wide 4x4, são ruins de manobra. A picape tem 12,2 metros de diâmetro de giro, enquanto uma Nissan Frontier conta com 12 m, mesmo sendo muito maior.

 

4) Efeito rebote: por falar na plataforma que equipa a Toro, os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Ram Rampage, há uma característica irritante: o rebote na coluna de direção. Se a suspensão filtra bem os buracos do asfalto, a coluna de direção transmite todos e não é raro dar trancos na mão do condutor.

 

5) Capacidade de carga: enquanto a Toro diesel leva 1 tonelada de carga, a configuração flex é apta para apenas 670 kg. Para se ter uma ideia, são apenas 20 kg a mais que as versões cabine dupla da Fiat Strada e 50 kg a menos que as versões de cabine simples. Em litragem a coisa não melhora muito, são 937 litros.

 

6) Conectividade opcional: o Fiat Connect Me, plataforma que permite rastrear a picape e executar uma série de comandos pelo celular, é um opcional de R$ 2.850, sem falar na mensalidade junto à empresa de telefonia TIM para ter wi-fi embarcado.

 

7) Haste de seta: desde o lançamento da Toro a haste de seta nunca foi corrigida. Ela é demasiadamente mole, o que acarreta acionamento do farol alto quando está apenas tentando indicar a direção que pretende seguir.

 

Fiat Toro Endurance 2023 - Ficha técnica

 

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 – Itens de série

 

  • Sensor estacionamento traseiro
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
  • Alarme antifurto
  • Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
  • Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
  • Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros(3) com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
  • Ar-condicionado
  • ASR (Controle de Tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
  • Brake light
  • Calotas integrais
  • Câmbio automático de 6 velocidades
  • Capota marítima
  • Central multimídia com tela de 7' touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Cluster de 7" full digital
  • Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
  • Comando de áudio no volante
  • Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
  • Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
  • Conta-giros
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Direção elétrica
  • Dois Tweeters
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • ESS - Emergency Stop
  • Estepe "ruotino"
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Função Sport
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Hodômetro digital
  • Iluminação interna da caçamba
  • Kit aerodinâmico
  • Kit ferramenta
  • Lanterna traseira a LED
  • LED DRL
  • Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
  • Luz de leitura
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
  • Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
  • Para-choque frontal com over bumper integrado
  • Para-choque traseiro com soleira cromada
  • Piloto automático com controlador de velocidade
  • Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
  • Repetidor lateral
  • Retrovisores externos com comando eletrico com tilt-down
  • Revestimento de caçamba
  • Revestimento externo esportivo na coluna central das portas
  • Rodas de aço estampado 65x16' (Super Spoke) + Pneus 215/65 R16 ON ROAD
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Suspensão traseira multilink
  • Tampa traseira dupla com abertura elétrica
  • TC + (Eletronic Locker)
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
  • USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
  • Válvula antirrefluxo de combustível
  • Vidros climatizados verdes
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Volante EAS - Energy Absorbing System
  • Ar-condicionado digital dual-zone
  • Barras longitudinais no teto
  • Câmera de ré
  • Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Faróis de neblina em LED
  • Faróis Full LED
  • Paddle-shifters
  • Para-sol Iluminado
  • Roda de liga leve 6.5 x 17' + Pneus 225/60 R17 ON ROAD
  • Tapetes em borracha
  • Volante em Couro
  • iTPMS (Sensor de pressão dos pneus)
  • Retrovisores externos na cor do veículo

 

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 – Vale a pena comprar?

 

A Fiat Toro é um sucesso de vendas e influenciou a criação de um mercado novo praticamente no mundo todo. Talvez a única picape com proposta parecida antes da Toro (e da Oroch, vale citar) era a Honda Ridgeline, nos Estados Unidos, mas em uma escala muito maior.

 

A Toro chegou ao mercado, arrebatou vendas, fez a Fiat finalmente emplacar um modelo médio no Brasil e foi além, tanto que a Ram se aproveitou da sua base para criar a Rampage. Várias rivais surgiram e nenhuma conseguiu igualar o volume de vendas da Toro.

 

O próximo passo, quando a nova geração chegar, será melhorar o espaço, além do consumo. Até lá, a Fiat Toro Freedom 2024 é, sem dúvidas, uma boa escolha para você colocar na garagem, ainda mais observando as deficiências de rivais como Renault Oroch e Chevrolet Montana, e a incapacidade da Ford em fazer a Maverick competir com a marca italiana.

 

Em resumo, a única picape de fato melhor que a Fiat Toro é a Ford Maverick, que é muito mais cara. Mesmo caso da Rampage, que tem melhoras de suspensão e dispensa comentários nas versões 2.0 turbo a gasolina.

 

As demais rivais se intimidaram e preferem competir e perder para a Fiat Strada. Se tivéssemos um supertrunfo, aquele jogo de cartas, dedicado às picapes intermediárias do Brasil, seria difícil bater a Fiat Toro.