GWM Poer híbrida pode ter truque da Fiat Toro contra Hilux

03/06/2024



Ao contrário do que antes havia sido afirmado, a GWM Poer não virá mais em 2024, e seu lançamento deve ser feito no ano que vem. O mercado brasileiro de caminhonete médias não é muito aberto para novos competidores, e a GWM quer fazer o necessário para se destacar por aqui. Um dos truques adotados pelos chineses é algo que já está presente na Fiat Toro.

 

Dona de um conjunto motor híbrido flex, o veículo será produzido na fábrica de Iracemápolis (SP) que inicialmente concentrará as produções da marca no Brasil. Quem deverá estrear a unidade fabril é a linha Haval, ainda há indefinição se será o modelo H4 ou H6.

 

Dona de um conjunto motor híbrido flex, o veículo será produzido na fábrica de Iracemápolis (SP) que inicialmente concentrará as produções da marca no Brasil. Quem deverá estrear a unidade fabril é a linha Haval, ainda há indefinição se será o modelo H4 ou H6.

 

Como é a GWM Poer

 

No entanto, não é somente com sua caçamba de Fiat Titano que a Poer quer conquistar o segmento e enfrentar a Toyota Hilux. A GWM deve promover algumas alterações na picape para o Brasil em relação a presente na China.

 

É estudada a possibilidade de sua plataforma não ser monobloco por aqui, mas sim de carroceria sobre chassi de longarina. A tração é integral e seu conjunto motor Hi4-T tem rendimento combinado de 408 cv de potência e um torque de 76,5 kgfm, no entanto ele também deve ser modificado.

 

Isso porque é provável que o trem de força venha atualizado, com o nome de Hi4-Z e um conjunto de bateria íons lítio com capacidade de 59,05 kWh. Com a atualização, a autonomia elétrica deve subir em 150 km e seu consumo deve ficar acima dos 10 km/l. É esperado que o veículo consiga rodar de 800 km a 1.000 km com baterias carregadas e tanque cheio.

 

Em relação às suas medidas, pode-se dizer que ela tem um porte um pouco maior que suas concorrentes. Com 5,41 m de comprimento, 1,93 de largura, 1,88 de altura e 3,23 m de entre-eixos, a caminhonete chinesa ganha da Toyota Hilux.

 

No quesito capacidade de carga, a Poer perde para a versão de cabine simples da Hilux, especialmente feita para o trabalho, são 1.050 Kg da chinesa contra 1.110 kg da sul-coreana. Porém, a picape da GWM ganha de todas as outras variantes da Hilux, que chega a no máximo 1.010 kg em sua configuração SR.