Toyota Corolla pickup é confirmada para concessionários; veja quando chega

13/12/2024



A Toyota confirmou a chegada da pickup do Corolla para 2027 para a rede de concessionários nesta semana. O modelo que era esperado para o início de 2026 agora terá que dividir os holofotes com as chegadas de Renault Niágara e a nova Volkswagen Tarok um ano depois.

 

A pickup do Corolla será rival dos dois modelos citados e mira a liderança da Fiat Toro, que domina o segmento de pickups intermediárias desde 2016, quando foi lançada por aqui. Para isso, suas dimensões devem ser próximas às da Toro e Rampage, com cerca de 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos.

 

Ela é conhecida como pikup do Corolla por causa de sua base. A novata usará a mesma plataforma do sedan e do SUV da Toyota, que é a TNGA. E ainda deve compartilhar peças como capô, para-lamas dianteiros e portas dianteiras, por exemplo, do SUV, segundo Autos Segredos.

 

Espera-se que ela receba motorização híbrida, mas um pouco diferente da que vemos em Corolla e Corolla Cross. Nada de sistema HEV, mas, sim, um PHEV flex, que será uma evolução do atual motor do RAV4, já lançado no Brasil.

 

Trata-se de um sistema que contará com um motor 2.5 aspirado flex e outros dois propulsores elétricos. A potência esperada supera os 220 cavalos. Mas um dos pontos mais interessantes da tecnologia é que ela dará tração nas quatro rodas para a pickup.

 

Outra boa notícia é que o consumo dela será bem baixo. Tendo como base os novos números do RAV4 PHEV no Inmetro, podemos esperar por até 14,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada - números do SUV -, quando abastecida com gasolina. Com etanol, claro, os números serão um pouco piores.

 

Vale lembrar que ano passado a Toyota apresentou um conceito de pickup monobloco - justamente a arquitetura que será usada na nova pickup nacional. Seu nome é EPU e foi mostrado no Salão de Tóquio, no Japão. Embora tenha um visual bem futurista, ela pode antecipar parte do visual do novo modelo.

 

A missão da pickup do Corolla não será nada fácil aqui no Brasil. Mas a Toyota apostará em toda a trajetória construída no Brasil, principalmente pela Hilux, para fazer da novata mais um produto de sucesso.