Ram prepara pickup média contra Hilux e Ranger. E não é a Rampage

27/01/2025



A Ram está prestes a lançar uma picape média para bater de frente com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A novidade, confirmada pela Stellantis, tem estreia marcada para 2027, e a produção começa na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos, que foi reaberta recentemente.

 

A ideia de lançar essa picape média não é nova. Em 2023, o United Auto Workers (UAW) já falava sobre os planos da Stellantis para esse modelo, que é um desejo do CEO da Ram, Tim Kuniskis, que acredita que “as picapes estão ficando caras demais.”

 

 

Nos últimos anos, a Ram não tinha uma opção mais acessível para o público americano, e, com a demanda por um modelo mais barato, mas ainda potente, a marca resolveu investir nessa picape média.

 

Nos Estados Unidos, a necessidade de um modelo de porte médio, com boa capacidade de reboque e desempenho off-road, ficou clara, ainda mais se levarmos em conta o gosto dos consumidores da região. A nova picape deve ser um modelo próprio, construída sobre chassi (o que elimina a Rampage), e com o foco em aguentar o tranco nas estradas e trilhas.

 

A Ram visa oferecer uma alternativa com bom custo-benefício, mais em conta do que as picapes grandes, mas sem perder a robustez, que é a cara da marca americana. E, apesar do público latino-americano ser importante para a marca, essa picape não tem previsão de chegar ao Brasil – pelo menos não por enquanto.

 

Vale lembrar, que a última picape média da marca, foi a Dodge Dakota, na época em que a Ram ainda não era uma marca independente da Dodge. O modelo era vendido no Brasil, porém, quando em 2001 a Chrysler encerrou as atividades no país, a Dakota parou de ser produzida.

 

A produção da nova picape média da Ram deve começar em 2027, e a expectativa é que o modelo conquiste seu espaço entre as concorrentes de porte médio nos Estados Unidos, onde a demanda por esse tipo de veículo só cresce.