Toyota terá pick-up elétrica com tamanho de Fiat Toro, Tarok e Niágara

25/03/2025



A Toyota está de olho em outro segmento de picapes para liderar, o das intermediárias – a Hilux já reina entre as médias. A fabricante japonesa confirmou que até 2026 lançará uma inédita picape elétrica do porte da Fiat Toro. Não é a primeira vez que a marca revela parte dos seus planos, mas desta vez a Toyota mostrou até a silhueta do novo modelo em um evento na Bélgica.

 

A Mobiauto inclusive já detalhou como será a nova picape da Toyota neste outro artigo. Na imagem, o contorno da carroceria revela que estamos diante de um modelo de cabine dupla com estrutura monobloco derivada da plataforma TNGA do Corolla.

 

Essa arquitetura permite construir veículos de até 5 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos. Tamanho muito parecido com o da Fiat Toro, que vai estrear seu sistema híbrido em breve.

 

A nova picape elétrica da Toyota será um produto global, que chegará ao mercado já em 2026. Para o Brasil, esse cenário é um pouco diferente. Como geralmente acontece, a nova rival da Toro vai estrear em 2027, como revelado pela Revista Quatro Rodas.

 

Quando a picape da Toyota chegar, ela não terá de se preocupar somente com a Toro. A Ram Rampage estará no radar, assim como a Ford Maverick, que já possui versão híbrida. Isso, sem falar da futura picape intermediária da Volkswagen e da Renault Niágara, que já podem estrear eletrificadas.

 

Apesar da confirmação de motorização elétrica, a nova picape da Toyota não contará somente com motorização movida a eletricidade no Brasil. Não é segredo que a Toyota testa o conjunto híbrido plug-in flex PHEV-FFV para o nosso mercado.

 

O conjunto que pode ser movido a gasolina e etanol foi testado em um Toyota RAV4 plug-in. O propulsor a combustão é um 2.5 aspirado, que funciona no ciclo Atkinson (privilegiando o consumo), com 185 cv de potência. Esse propulsor atua de forma combinada a uma dupla de motores elétricos de 236 cv, um na dianteira com 182 cv e outro traseiro de 54 cv.

 

Para abastecer o sistema elétrico, uma bateria de 18,1 kWh, que permite uma autonomia de 75 km sem gastar uma gota de etanol ou gasolina. Já a potência combinada é de 306 cv e 27,5 kgfm de torque.

 

Caso seja plug-in, a picape da Toyota poderá usar esse conjunto que oferta tração integral. Já a variante elétrica tem mais chances de ser oferecida somente na Europa, muito por conta do custo do projeto.

 

Nos próximos anos, no ciclo 2026 a 2030, a Toyota irá investir R$ 6 bilhões no Brasil. Esse montante é parte dos R$ 11 bilhões programados para o país. A fabricação do motor híbrido plug-in flex está previsto para Porto Feliz (SP) nesse aporte. Por isso, a versão híbrida da picape faz mais sentido para rodar pelo Brasil a fora.