A General Motors confirmou nesta terça-feira (2) que a terceira geração da Chevrolet Montana chegará ao mercado em 2023 com “motor turbo de alta performance” e opções de câmbio manual ou automático.
No quinto episódio de uma websérie sobre o lançamento da picape promovida de compacta – rival de Fiat Strada e VW Saveiro – a compacta-média – rivalizando com Fiat Toro e Renault Oroch –, a fabricante pinçou algumas novas informações a respeito do modelo, previsto para o início de 2023.
Sem entregar todo o ouro, confirmou a presença de um motor turbo, como nos irmãos de plataforma Onix, Onix Plus e Tracker. Tudo leva a crer que será o 1.2 três-cilindros 12V turboflex, com injeção indireta de combustível, herdado do Tracker Premier.
Porém, na Montana, ele será usado pela primeira vez em combinação com o câmbio manual de seis marchas do Onix, além do já conhecido casamento com a caixa automática de seis velocidades nas versões de topo.
Mais rápida e econômica que quem?
Em sendo esta a motorização, teremos a nova Montana em linha com apenas 132/133 cv de potência (gasolina/etanol) e 19,4/21,4 kgfm de torque. É bem menos do que os 162/170 cv e 27,5 kgfm da nova Oroch TCe, bem como os 180/185 cv e 27,5 kgfm da Toro Turbo 270, ambas equipadas com motores 1.3 turboflex de quatro cilindros com injeção direta.
Por isso, ao comparar a nova Montana com as rivais turbo automáticas, a GM preferiu apontar que sua representante no segmento será “campeã em economia”. Lembrando que a nova Oroch TCe obteve até 11 km/l no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (com gasolina na estrada), enquanto a Toro chegou a 11,6 km/l nessa mesma prova.
Já quando fala da variante 1.2 turbo manual, a Chevrolet está comparando a nova Montana apenas com a Oroch 1.6 de 118/120 cv e 16,2 kgfm, que vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e é sua única concorrente direta. Aí, a fabricante pode afirmar que a nova Montana manual terá os “melhores resultados da categoria em 0 a 100 km/h”.
Assim, podemos estimar que o 0 a 100 km/h da nova Montana deve ficar entre uma faixa de 11 a 12 segundos nas duas variantes. Segundo a GM, o desempenho será otimizado por uma “super central eletrônica”, que permite até “três vezes mais variáveis de calibração do motor”.
Outro detalhe estará na utilização da plataforma GEM. Mais nova do que as bases B0 de Oroch e Small Wide da Toro, gerará uma picape com carroceria mais leve, apesar do porte aparentemente intermediário entre as duas concorrentes, conforme a Mobiauto já vem apontando há mais de um ano.
Em outros capítulos da websérie, a GM já declarou que a terceira geração da Montana terá “o melhor aproveitamento de espaço interno do segmento”, indicando uma cabine bem aproveitada, apesar do entre-eixos menor que os 2,99 m da Toro. A distância deve ficar na casa de 2,90 m, um pouco acima dos 2,83 m da Oroch.
Já a caçamba terá “soluções inovadoras”, que devem incluir dois compartimentos laterais fechados de bagagem nos para-lamas traseiros. Apesar disso a abertura da tampa será convencionalmente de cima para baixo, como na Oroch, e não lateralmente, como na Toro.
Com motor 1.2 turbo e mecânica relativamente simples, incluindo suspensão traseira por eixo de torção, conforme revelado em primeira mão pela Mobiauto, a nova geração da Montana apostará forte em tecnologias como as telas digitais flutuantes no painel estreadas na China pelo irmão Tracker RS.
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