Peugeot Landtrek 2.0 diesel está pronta, mas ficará para 2023

18/08/2022



A Peugeot Landtrek está pronta para lançamento no Brasil, conforme mostra um flagra publicado nesta quarta-feira (17) por @leonardojafranca no Instagram, com imagens do seguidor Frederico Silveira feitas na rodovia Fernão Dias, na altura do município de Itatiaiuçu (MG).

 

As fotografias dos dois protótipos, gentilmente cedidas à Mobiauto, mostram a inédita picape média da marca rodando quase toda sem camuflagens externas ou internas. E deixam transparecer que se tratam de duas versões diferentes.

 

Derivada da picape chinesa F70, um projeto desenvolvido pela então PSA com a Changan, a Landtrek já é comercializada em outros países da América Latina, bem como na África do Sul. Sua chegada ao Brasil ainda não se deu porque, aqui, ela utilizará uma motorização diferente.

 

Informação revelada pelos colegas do Autos Segredos há exatamente um ano aponta que a Landtrek usará por aqui o motor 2.0 BlueHDi turbodiesel de origem PSA, com números maiores de deslocamento, potência e torque em relação ao 1.9 de apenas 150 cv e 35,7 kgfm que equipa o modelo em outros países.

 

No Brasil, em uma realidade na qual Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok já passam de 200 cv e 50 kgfm, a Peugeot Landtrek 2.0 BlueHDi chegará com 181 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio será automático de seis marchas e haverá tração 4x4 com opção de reduzida e bloqueio de diferencial.

 

Inicialmente, a picape sino-francesa montada pela Nordex e Montevidéu (Uruguai) estava prevista para ser lançada no terceiro trimestre deste ano. Porém, em meio ao atraso em outros lançamentos da Stellantis, sua chegada foi adiada para o primeiro semestre do ano que vem.

 

Um par, duas versões

As imagens mostram duas unidades da Landtrek com cabine dupla, uma branca e uma verde. Elas compartilham o mesmo desenho para as rodas diamantadas aro 18 e o conjunto óptico dianteiro de LED com projetores. Porém, tudo indica que pertencem a versões diferentes.

 

Ambos os protótipos estão munidos de barras longitudinais de teto e retrovisores externos com capas cromadas, mas só a picape branca traz estribos laterais. Nenhuma conta com santantônio ou capota marítima.

 

Grade, para-choque, luzes diurnas de LED e extremidades laterais dos faróis seguem camuflados, indicando possíveis detalhes visuais exclusivos da Landtrek a ser vendida no Brasil. A traseira também traz camuflagens nas bordas exteriores das lanternas e na tampa da caçamba.

 

Por dentro, o painel das duas aparenta ser idêntico, incluindo quadro de instrumentos digital e central multimídia de 10 polegadas em tela flutuante. A Landtrek deve trazer ao Brasil itens como projeção de celulares sem fio, três tomadas USB para recarga e câmera de 360 graus com projeção panorâmica em 3D para manobras.

 

Os bancos dos dois protótipos estão revestidos de couro, mas a unidade branca conta com um acabamento mais sofisticado no console central: filetes em cromo acetinado mais grossos e uma manopla de câmbio tipo manche de avião, enquanto na verde o contorno prateado é mais fino e a alavanca, do tipo pomo.

 

Como será a Peugeot Landtrek

 

Nos mercados onde já é vendida, a Landtrek A Landtrek mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, sendo 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e até 1.835 mm de altura. Como comparação, ela tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a Hilux nas respectivas dimensões.

 

Possui, ainda, 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, até 42 graus de inclinação lateral e até 3 toneladas de capacidade de reboque. A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas.

 

Chave com sensor presencial, alerta de saída da faixa de rolagem com assistente ativo de correção, frenagem autônoma emergencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e seis airbags devem compor o pacote tecnológico e de segurança.