Chefão da Stellantis confirma: Ram terá picape produzida no Brasil

23/08/2022



 

A Stellantis está mesmo preparando uma picape com produção nacional. A confirmação foi feita por ninguém menos que o presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, de acordo com o site Auto Data. A chegada deve acontecer entre o fim de 2023 e começo de 2024.

 

Segundo a publicação, Filosa foi questionado em um evento de negócios da indústria automotiva sobre se o Brasil estaria perto de ver a produção local de uma picape da marca Ram, mais especificamente em Goiana (PE). Filosa respondeu afirmativamente.

 

“Sim, muito perto. Só não posso dizer onde, mas muito perto”, comentou o executivo, sem confirmar o local de produção. “Localizaremos a marca e os produtos. Será uma aventura fantástica. Espero que tão boa quanto a Jeep, ou até melhor, acredito”, acrescentou.

 

Filosa não entrou em detalhes sobre o futuro produto nacional da Ram, mas o amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, vem desde março de 2021 publicando sobre o chamado projeto 291, que prevê uma picape média cabine dupla para concorrer com as versões de topo de Toyota Hilux e cia.

 

Uma Toro gigante

 


Chamada informalmente de “Ram 1200”, em alusão a seu porte intermediário entre a Fiat Toro (vendida como Ram 1000 em outros mercados) e a Ram 1500, a futura picape nacional tem como grande surpresa o fato de que deve usar a estrutura monobloco da própria Toro, em vez de uma carroceria sobre chassi de longarina, como outras picapes médias.

 

O próprio Autos Segredos flagrou há alguns dias uma mula do modelo, utilizando carroceria da Toro, porém com freios traseiros a disco e suspensões substancialmente elevadas. Ao lado dela constava um Toyota SW4, SUV da Hilux, indicando que se tratava de um teste comparativo. Sua plataforma, portanto, será a Small Wide.

 

Segundo a Quatro Rodas, o projeto 291 terá entre-eixos e carroceria alongada em relação à Toro, além de bitolas maiores. A caçamba contará com abertura em tampas laterais bipartidas, como as da Toro e as da Ram 1500, e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o chamado Ram Box.

 

Os motores serão 2.0 turbo a gasolina (ou flex), de 274 cv e 40,8 kgfm, da família GME, ou 2.2 MultiJet turbodiesel de 200 cv e 45 kgfm. As duas opções devem trazer câmbio automático de nove marchas da ZF (já usado por Toro e por todos os Jeep nacionais 4x4), tração nas quatro rodas e sistema híbrido leve de 48 Volts para aprimorar o consumo de combustível.

 

Com a provável “Ram 1200”, a Stellantis preencherá outra lacuna de mercado, fazendo sua marca de picapes ter presença cada vez mais forte no país. Antes dela, a marca lançará por aqui a Classic, que nada mais é do que uma Ram 1500 de geração antiga, vendida a preço mais acessível. Acima dela seguirão a 1500 Rebel, a 2500 e a gigante 3500.