A misteriosa picape chinesa que deu origem à Fiat Titano

30/05/2023



 

Fiat Titano, muito prazer. Já confirmada pela Stellantis para o segundo semestre deste ano, ela já havia sido anunciada para o Brasil no final de 2020, ainda antes da fusão entre as antigas FCA (Fiat-Chrysler) e PSA (Peugeot-Citroën). No caso, seria lançada como Peugeot Landtrek.

 

É como Peugeot Landtrek que essa picape já compõe outros mercados da América Latina, sendo vendida a partir de montagem CKD em Montevidéu (Uruguai), na fábrica da Nordex. Porém, devido à força e reputação da marca Fiat no segmento de picapes no Brasil, a Stellantis resolveu tomar outro caminho no mercado brasileiro, trocando a insígnia do modelo.

 

A Fiat Titano será quase rigorosamente igual à Landtrek em relação a visual externo e acabamento interno, mudando apenas a aplicação do emblema Fiat na grade, no volante e na tampa da caçamba, onde o novo nome também será grafado.

 

Changan Kaicene F70

 

Todavia, tanto a Titano quanto a Landtrek são filhas de outro projeto, a Changan Kaicene F70, que ilustra a imagem de abertura deste artigo e também é conhecida como Changan F70 ou Changan F70 Hunter. Basta olhar para uma unidade e perceber como toda a carroceria de Landtrek e Titano é igual à de sua mãe chinesa, incluindo faróis e lanternas. Muda apenas o desenho da grade.

 

Lançada em 2019, a Kaicene F70 foi desenvolvida pela Changan em conjunto com a então PSA, o que explica o fato de ela logo ter ganhado uma irmã gêmea com logotipo Peugeot. Tudo isso antes do surgimento da Stellantis.

 

Quando a fusão ocorreu, executivos do grupo no Brasil decidiram rever a estratégia e lançá-la como um produto Fiat, uma marca com muito mais apelo no mercado de picapes. E foi assim que a Titano surgiu.

 

Voltando a falar da F70, ela é produzida em nada menos que seis países. Além da China e do Uruguai, há linhas de montagem dela em quatro países da África: Tunísia, Gana, Nigéria e Quênia.

 

Isso denota o caráter de baixo custo do projeto, voltado a mercados menos abastados. Ela existe nas configurações cabine simples, cabine dupla convencional e cabine dupla estendida.

 

Há, ainda, a Changan Lantazhe, espécie de facelift da F70, com visual mais robusto. Sua chegada para a América do Sul também é cotada, com produção na Argentina (projeto KP1) e chances de ser lançada como uma picape média da Ram.

 

Como será a Fiat Titano

Projeção da Fiat Titano, quando ainda era conhecida como "Fiat Landtrek"

 

Na configuração escolhida para o Brasil, cabine dupla convencional, a Fiat Titano deve medir 5.330 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e 1.858 mm de altura. Como comparação, ela tem 1,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a Hilux nas respectivas dimensões.

 

A Titano terá, ainda, 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, até 42 graus de inclinação lateral e até 3 toneladas de capacidade de reboque. A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada. Assim, terá a maior capacidade de carga do segmento.

 

Em teaser recentemente divulgado pela Stellantis, detalhes relevantes como a grade com acabamento em preto brilhante, lanternas com guias de LED, acabamentos cromados, rack de teto, santantonio e câmera frontal, que indica um sistema de visão 360º, já apareceram. Já o acabamento interno deve seguir o mesmíssimo padrão da Landtrek, que por sinal é idêntico ao da Kaicene F70.

 

Quanto ao motor, na época de preparação para nosso mercado enquanto Peugeot, a Landtrek seria comercializada com o 2.0 BlueHDi de 181 cv de potência e 40,8 kgfm de torque mais câmbio automático de seis marchas e tração 4x4.

 

Enquanto isso, a Kaicene F70 e a própria Landtrek oferecida em outros mercados da América do Sul ofereciam opções 1.9 ou 2.5 turbo diesel, ambas com pouco mais de 150 cv. Mas todas as opções entregavam pouco para a atual realidade do segmento.

 

Agora, espera-se que a picape com logotipo Fiat traga sob o capô o propulsor 2.2 MultiJet II de 203 cv e 44,9 kgfm. O câmbio, nesse caso, pode passar a ser de nove marchas da ZF.

 

A Stellantis não anunciou de onde virá a picape, mas atualmente a Peugeot Landtrek é montada pela Nordex em Montevidéu (Uruguai). Entretanto, já há planos divulgados para produzi-la em Córdoba (Argentina). É de lá que ela deve ser importada.