Nova VW Saveiro terá lançamento adiado e culpa é do carro popular

20/06/2023



A Volkswagen Saveiro 2024 renovada estava com produção prevista para começar em agosto deste ano. Porém, nossa reportagem apurou agora que o início foi prorrogado em pelo menos um mês e a culpa é do programa de carro popular do governo.

 

Segundo nossas fontes, o SOP da Saveiro 2024 foi remarcado para setembro. Isso porque a fabricante dobrou a produção do modelo atual, linha 2023, a fim de abastecer um estimado aumento de demanda.

 

Porém, veio na sequência o programa do carro popular do governo, com descontos entre R$ 2.000 e R$ 8.000 para modelos de até R$ 120.000 e previsão de uma primeira fase, de 15 dias, destinada exclusivamente a clientes pessoa física.

 

Resultado: frotistas cancelaram encomendas e resolveram esperar para comprar veículos de trabalho como a Saveiro quando o desconto passasse a valer também para vendas diretas. Com isso, o pátio da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), onde a picape é fabricada, está lotado, à espera de demanda para baixar o estoque.

 

Um dos informantes disse à Mobiauto que a empresa estuda, inclusive, paralisar a produção em julho e conceder férias coletivas aos funcionários do complexo do ABC Paulista, mas a decisão ainda não teria sido ratificada. Já a Saveiro renovada deve começar a ser produzida efetivamente em setembro.

 

Enquanto isso, parte do estoque da Anchieta tem sido transferida para Taubaté (SP), que produz toda a família Polo (exceto o esportivo GTS). Afinal, como a saída do próprio Polo tem sido maior para pessoas físicas, há uma maior rotatividade no pátio.

 

Como será a VW Saveiro 2024

Enquanto a VW define quando começa de fato a produzir a terceira reestilização de meia vida para a Saveiro de atual geração, construída sobre a veterana plataforma PQ24 do último Gol, a planta do ABC voltou a produzir nas últimas semanas protótipos da linha 2024, a fim de fazer ajustes finos na linha de montagem.

 

Segundo o Autos Segredos, a nova Saveiro será comercializada apenas com a já conhecida configuração de motor 1.6 MSI aspirado flex (106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina; 116 cv e 16,1 kgfm com etanol) e câmbio manual de cinco marchas, com opções de cabine simples e dupla, sempre com duas portas.

 

O foco será em custo-benefício e vendas para frotistas. Por isso, as mudanças serão concentradas ao visual dianteiro: faróis com novo recorte inspirado em Nivus, Polo Track e novo Virtus, porém halógenos e apenas com luzes diurnas de LED.

 

A grade será alargada e passará a invadir o nicho dos faróis como no Nivus, com direito a três divisórias horizontais proeminentes. O para-choque frontal está mais bicudo, ostentando novos recortes inspirados no Taos e uma tomada de ar inferior mais agressiva. Com isso, a nova Saveiro deve ganhar alguns centímetros em comprimento.

 

Na traseira, as lanternas terão um rearranjo interno das lentes e a tampa da caçamba, um adesivo horizontal em preto fosco abrigando o nome da picape, aos moldes do Gol Last Edition. Internamente, o acabamento será levemente modernizado, com mudanças em volante, quadro de instrumentos e painel, além da adoção de uma central multimídia como item de série.

 

Controles eletrônicos de estabilidade e tração, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, chave canivete e direção elétrica devem passar a vir de série em todas ou boa parte das versões.