Toyota confirma que Hilux terá versão híbrida diesel em 2024

06/07/2023




A Toyota Hilux finalmente ganhará uma versão híbrida. A informação foi confirmada recentemente pelo Diretor Geral da Toyota Austrália, Sean Hanle. Trata-se de uma tecnologia híbrida leve, diferente do que vemos nos Corolla e Corolla Cross nacionais, e parecido com o sistema de Kia Stonic, Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid.

 

A previsão é que Toyota Hilux híbrida diesel seja lançada no primeiro semestre do próximo, e a promessa é de que haja uma economia de 10% do combustível. Calculando sobre os dados atuais do Inmetro da picape nas opções convencionais, o modelo passaria de um consumo de 10,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada para até 11,33 km/l na cidade e 12,98 km/l na estrada.

 

Esse sistema híbrido conta com um esquema elétrico de baixa capacidade, com 48 volts, e um motor elétrico gerador substituindo o alternador. Ele trabalhará junto da já conhecida usina 2.8 turbo diesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Não há dados combinados do conjunto mecânico, mas podemos esperar um pequeno ganho em potência e torque.

 

Para o propulsor bater os 10% de economia, terá a ajuda do sistema start stop. Além disso, o motor elétrico deve trabalhar nas partidas, onde as usinas a combustão mais consomem combustível, e também em velocidades de cruzeiro.

 

“Estamos nos esforçando continuamente para reduzir o consumo de combustível de nossos veículos para ajudar a reduzir os custos contínuos para os clientes, além de ajudar a reduzir nosso impacto ambiental, e a adição da tecnologia de 48 volts à nossa linha de veículos mais vendida contribuirá para isso”, explica Sean Hanle, que completa afirmando que a “nova tecnologia não apenas melhorará o consumo de combustível, mas os clientes também se beneficiarão do desempenho aprimorado dentro e fora da estrada”

 

Truque para diferenciar Hilux híbrida

 

O sistema híbrido leve da Toyota não é considerado em alguns mercados um híbrido de fato. Por isso, a marca usou um truque para acabar com as confusões desse tipo, principalmente se lançar configuração híbridas HEV ou PHEV da picape.

 

De acordo com o site Headlight Magazine, a marca registrou o sistema MHEV na Austrália como Toyota Kinetic Assist. Com isso, a Hilux com sistema 48V não receberia sobrenome “Hybrid”, por exemplo, e a marca guardaria a inscrição para configurações hibridas mais parrudas.

 

Infelizmente, a Hilux hibrida ainda está um pouco longe do Brasil. A novidade será apresentada para Austrália e Nova Zelândia na primeira metade do próximo ano, e por aqui não há previsão de chegada do modelo.