No dia 20 de julho de 1969 o homem pisou na lua pela primeira vez, título este que foi conquistado por Neil Armostrong. O feito histórico foi realizado há 54 anos durante a missão Apollo 11, que também teve a presença de veículos lunares muito importantes na visita ao satélite natural da Terra.
E por falar nisso, a Toyota é uma das fabricantes que têm desenvolvido este tipo de veículo para exploração espacial, já que missões na Lua estão previstas para daqui a alguns anos. A Nasa mesmo anunciou a missão Artemis 3, que está programando levar astronautas para a Lua em 2025.
Para poder explorar a Lua depois que a nave espacial (será usada uma versão da nave Starship 3, da SpaceX – empresa de Elon Musk) chegar ao destino, os integrantes da missão Artemis 3 precisarão ter um veículo para se deslocar por lá. Por isso a importância do desenvolvimento destes veículos.
Toyota Lunar Cruiser
Com uma bela homenagem ao conhecido utilitário Land Cruiser, a Toyota trabalha no desenvolvimento de um veículo lunar chamado Lunar Cruiser. O modelo está sendo projetado pela marca japonesa junto à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
O veículo lunar terá pelo menos seis metros de comprimento, cinco metros de largura e uma cabine com um bom espaço de 13 m2. Ela será pressurizada, permitindo que os astronautas não precisem usar roupas especiais, terá espaço para somente duas pessoas - limitação que certamente se deve para oferecer maior conforto aos ocupantes.
Segundo o líder do projeto, Takao Sato, o veículo lunar terá espaço suficiente para que as pessoas possam viver, trabalhar e se comunicar com segurança. A parte curiosa é que, enquanto o design fica a cargo da Toyota, o desenvolvimento da propulsão a célula de combustível ficou nas mãos da rival Honda. A previsão é que o Lunar Cruiser seja colocado em operação até o final desta década.
GM Lunar Rover
Responsável pelo Lunar Roving Vehicle (LRV) feito junto a Boeing na missão Apollo 11, a General Motors contribuirá com um veículo lunar mais uma vez depois de cinco décadas. A nova geração do Lunar Rover será feita pela empresa norte-americana junto da Lockheed Martin Space.
Enquanto os buggys elétricos podiam rodar bem pouco por conta sua autonomia limitada de apenas 6 km, a nova geração do protótipo em desenvolvimento pela GM promete rodar muito mais do que isso: nada menos do que 1.000 km por dia – autonomia bem maior do que os carros elétricos convencionais que temos hoje.
O veículo lunar da GM não terá cabine isolada, mas terá condução autônoma para dirigir sozinho a uma velocidade de até 8 km/h. Além disso, sua importância nas missões será dada pela capacidade de carga útil maior do que uma Toyota Hilux: 1.500 kg. O Lunar Rover deverá ser utilizado nas missões Artemis da Nasa.
Nissan Ariya e-4ORCE
Ao contrário dos veículos lunares da Toyota e GM, o modelo da Nissan não será tripulado, sendo operado remotamente. Porém o chamado Nissan Ariya e-4ORCE está em desenvolvimento também com a agência espacial japonesa JAXA.
Equipado com tração integral e motores elétricos na dianteira e traseira (que possui semelhanças com o usado no Leaf), o veículo terá o torque de cada motor controlado individualmente, fornecendo tração durante a aceleração.
Quando o veículo desalecera, a regeneração é ajustada separadamente para os motores dianteiro e traseiro. A tecnologia e-4ORCE ainda reduz o movimento de guinada e o balanço da carroceria, o que certamente vai ajudar o modelo a se movimentar no terreno irregular da Lua.
A previsão é de utilizar essa tecnologia em aplicações espaciais e obter também inovações para os veículos da marca.
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