A Chevrolet Silverado chegará ao Brasil ainda neste semestre e focará em consumo contra Ford F-150 e as Ram 1500 e Classic. A picapona deixará um pouco de lado a potência exagerada do motor V8 e apostará no sistema DFM (Dynamic Fuel Management) para rodar como um Fiat Pulse por aqui.
A Chevrolet confirmou nesta semana a motorização da Silverado. Ela será comercializada em versão única High Country e, assim como as rivais, ostentará um enorme V8 sob o capô. Com 5,3 litros, o propulsor renderá 360 cv de potência e 53 kgfm de torque, que é sua especificação para o mercado americano.
Não será o mesmo motor do Camaro, que é um 6.2 de 426 cv de potência e 63,6 kgfm de torque. Por isso, a Silverado High Country será a mais fraca (embora bem potente) entre as picapes grandes vendidas no Brasil. Ford F-150 tem um V8 de 405 cv e 56,7 kgfm e as Ram Classic e 1500 Rebel tem o V8 de 400 cv e 56,7 kgfm.
O foco da picape será o consumo de combustível. O sistema DFM nada mais é que um gerenciamento do funcionamento do motor e também do gasto de combustível, só que bem mais evoluído que as centrais eletrônicas de controle que estamos acostumados a ver nos carros.
Ele trabalha monitorando o uso do acelerador e calcula instantaneamente qual a necessidade real que o veículo tem do motor para se mover nas determinadas condições daquele momento. Se estiver pisando fundo, obviamente, ele manterá os oito cilindros em funcionamento para entregar torque e potência máximas, mas em caso de velocidades de cruzeiro, alguns pistões descansam para melhorar a eficiência do veículo.
Para se ter uma ideia, o V8 pode trabalhar em até 17 padrões diferentes para se adequar às condições da condução. A tecnologia é uma evolução à desativação convencional de cilindros que vemos em F-150 e Ram.
O mais curioso é que o motor da Silverado pode ser desligado completamente e fazer a picape velejar, como o Kia Stonic faz, por exemplo. Mas, claro, que nesses casos a aplicação será feita em estrada totalmente plana ou com leves declives, que é onde a picape se manterá embalada, o que dificilmente acontecerá em grandes centros urbanos.
Nas demais condições, o DFM vai julgar se é necessário uso de oito, seis, cinco, quatro, dois cilindros, etc para cumprir a tarefa. Para se ter uma ideia do que estamos falando, com apenas dois cilindros funcionando, o V8 deixaria de trabalhar com 5,3 litros e teria a mesma capacidade volumétrica que um Fiat Pulse 1.3 aspirado naquele momento específico.
Em algumas aplicações, com três cilindros trabalhando apenas, ele quase tem o mesmo padrão de trabalho dos motores turbo da família Onix. A diferença, claro, fica para o deslocamento do pistão, bem maior na Silverado, e para a escolha do pistão que trabalha, que o DFM coloca um aleatório para cumprir os quatro tempos, enquanto o três-cilindros turbo que comparamos tem ordem de ignição fixa.
A Chevrolet Silverado ainda não tem as especificações reveladas para o nosso mercado. Por isso, não há como saber seu consumo médio, mas podemos esperar números superiores aos das rivais. A Ford F-150 roda 6,2 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com gasolina, enquanto a Ram 1500 faz 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com o mesmo combustível.
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